Porque o Nokia 770 é, e continua sendo, o mais importante dispositivo Linux

  • Não foi o primeiro dispositivo de massa com Linux, mas, ao contrário dos Motorola A780/A768/E680/A1200, não estava limitado pelo estreito mundinho J2ME tão em voga na primeira década deste milênio. Você montava seu Nokia 770 da maneira que você queria, não da maneira que o cardápio das operadoras, com seus walled gardens, deixava.

Comparação de tamanho

  • Ao contrário dos smartphones da época, a internet era parte integrante da experiência de utilização. O Nokia 770 só fazia sentido conectado o tempo todo.

Garnet (PalmOS) VM no Nokia 770 com IT OS2007HE (1)

  • 800×480 em 4,1″ numa época em que todos estávamos acostumados com telas de menos de 2″ (lembram como era ENORME a tela HVGA 3,5″ dos primeiros iPhones?) tornava desnecessário os WAPs da vida. E isso sem pesar na mochila.

Nokia 770 vs Newton

  • A Nokia, em 2005, tinha um poder e uma influência muito maior do que jamais tiveram Apple e Samsung nos seus respectivos auges. Apostar num sistema que era uma grande incógnita era uma importante validação para o Linux móvel.

nokia 770 and stowaway keyboard

  • Numa época em que instalar novos apps era uma tarefa hercúlea e ainda não haviam as app stores como parte essencial do smartphone, o Nokia 770 trouxe a ideia dos repositórios, tão ligadas ao mundo Linux, para o mundo móvel. Um salto enorme na facilidade de encontrar e atualizar novas aplicações.

Maemo-MeeGo Family Photo

  • Apesar da história acidentada, deu origem à mais querida família de dispositivos Linux – e, não tenham dúvidas, é a força desse legado que faz, por exemplo, as pessoas levarem a sério a Jolla.

La famiglia Maemo

Anúncios

2 comentários sobre “Porque o Nokia 770 é, e continua sendo, o mais importante dispositivo Linux

  1. Eu e vários amigos trabalhamos nesse projeto desde antes dele ser lançado como 770. 😀 Quando entrei no Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) a nossa missão era desenvolver coisas para a plataforma Maemo que rodava em umas placas de desenvolvimento OMAP da TI 😀 Quando recebemos os primeiros protótipos do 770 a primeira coisa que fiz foi tentar portar o Python para rodar no device (junto com meu amigo ruda): https://flic.kr/p/8E557f e https://flic.kr/p/8E1VPg 😀

    Curtir

  2. EPx disse:

    Triste constatar que a Nokia tinha a faca e o queijo na mão. E conforme o Osvaldo disse, inclusive com suporte de primeira classe a uma linguagem de alto nível, problema com que as outras plataformas estão brigando até hoje. A disponibilização do Python for Maemo trouxe uma avalanche de novos apps para a plataforma.

    Curtir

Os comentários estão desativados.