Sobre a inevitabilidade da Microsoft comprar a Cyanogen e ter seu próprio Android

(Este post é uma coleção de pensamentos soltos e completamente descoordenados. Preferi deixar assim.)

A não ser que você se chame Apple, o caminho que todo mundo está tomando é fazer distribuições AOSP1, trocando em alguma escala os serviços Google por seus próprios serviços: China, Rússia, Amazon, Blackberry, Cyanogen…

A Cyanogen é uma startup. Ser uma startup nestes dias significa ter um “plano de saída” para que os investidores possam recuperar o dinheiro (e os fundadores possam ganhar o seu) – leia-se: oferta pública de ações ou ser comprada por uma empresa maior.

Cyanogen. Que anda muito próxima da Microsoft. Que vai adicionar o Cortana da Microsoft, que tem um mix quase completo de apps para Android.

A Microsoft tem uma aposta alta no Windows 10 Mobile, mas precisa ter um plano B, ou plano A’. E esse Plano B, que se tornará Plano A’ assim que ficar claro que o Windows 10 Mobile não vai avançar muito, é ter uma distribuição AOSP. Num mundo em que existe um Microsoft Linux, um Microsoft Android seria o menor dos problemas.

Mas… tem a Cyanogen. Que já tem um relacionamento com a Microsoft. E cujos investidores sabem que uns trimestres ruins do Windows 10 Mobile e a pressão de Wall Street vão jogar a Microsoft no caminho inevitável de comprar a Cyanogen.

Comprar a Cyanogen, junto com o término da linha Lumia (que é outra coisa que me parece inevitável), tiraria o Windows 10 de onde não tem chance e poder reposicioná-lo onde obrigou a Apple a copiá-la. Traria para a Microsoft o primeiro nome que se pensa sobre ROMs AOSP. Ajudaria na construção do discurso que tanto gosta Satya Nadella, o de anti-Google. E seria uma bênção para as OEMs, que poderiam usar a Microsoft para obrigar o Google a recuar dos movimentos dos últimos anos e voltarmos ao tempo ali de 2010, 2011, de antes da era do Google Play Services.

Ou então, no mínimo, Steve Klondike sair mais rico para a sua próxima jornada. Ou então todo mundo abandonar de vez o Cyanogenmod. Ou nada disso com dois ovos em cima.

Mas o que a Microsoft será, num prazo que eu acredite não seja mais que 12 meses, obrigada a comprar a Cyanogen Inc, será.


  1. Sim, vamos usar o termo distribuição. Desculpem. 
Anúncios

Um comentário sobre “Sobre a inevitabilidade da Microsoft comprar a Cyanogen e ter seu próprio Android

Os comentários estão desativados.